O quê o Global Report IHRSA 2017 alerta para o fitness business do Brasil?
Os dados mais recentes produzidos pela IHRSA e trazidos em seu Global Report 2017 dão conta, no que se refere ao mercado brasileiro de fitness e bem-estar, de que:
- são 34.509 academias em solo brasileiro (continuamos o 2˚ maior mercado no mundo). Crescimento de 8,5% em 1 ano, segundo esse estudo.
- são 9,6 milhões de usuários (continuamos com o 4˚maior contingente de praticantes de atividade física de forma orientada em uma academia). Crescimento de 21,5% em relação à publicação de 2016.
- foram movimentados US$ 2,1 bilhões no último ano (saímos do 8˚ lugar e caímos para o 10˚). Queda de quase 14% em relação ao ano anterior.
- temos uma mensalidade média de US$ 278.75/ ano por usuário, contra os U$307 do último relatório (2016). Queda de 9,2%.
- a média atual é de 278 clientes por academia, ante aos 250 do último relatório. Crescimento de 11,2%.
Mesmo diante de uma crise econômica e política severa, o mercado continuou sua hiperplasia (pois houve aumento no número de 'células') e hipertrofia (pois houve aumento no número de clientes por academia).
Há mais pessoas praticando a atividade física de forma orientada em nossas empresas. Pela primeira vez, superamos a barreira dos 4% da população brasileira utilizando os nossos serviços. Atualmente, 4,6%.
Mas a queda acentuada do movimento financeiro total é um fenômeno que devemos observar com muita atenção. A cada ano, a mensalidade média paga pelo cliente brasileiro diminui, provável reflexo da forte atuação das academias de baixo preço.
Por um lado, celebramos um universo maior de pessoas tendo acesso à atividade física orientada. Por outro, chamamos a atenção para as necessidades de uma gestão financeira disciplinada para que a academia seja saudável, também. Ainda, a necessidade de se buscar fontes extras de receita além da própria mensalidade, como cotas de patrocínio e vendas de produtos/ serviços complementares.
Sim, o mercado de fitness brasileiro está cada vez maior e mais desafiador.